03/11/2011

O PÓRTICO E A CRUZ: UMA ANÁLISE DO DIÁLOGO ENTRE O ESTOICISMO ROMANO E O CRISTIANISMO


 

O cristianismo é um dos mais importantes legados do mundo antigo, não tão somente no que tange à religião, mas também na filosofia, nas artes, na cultural e na educação. Mesmo passados mais de dois mil anos, continua a influenciar de forma significativa o pensamento ocidental e, consequentemente, a construção histórica universal.

Daí depreende uma importante diferença entre as duas propostas. Enquanto a filosofia do pórtico prometia a felicidade aqui na terra, por meio de um intenso trabalho que o discípulo deveria empreender sobre si mesmo, a fé cristã preconizava a felicidade por meio da crença num paraíso futuro que só poderia ser conquistado após a morte.  O objetivo deste trabalho é fazer uma reflexão sobre a influência recíproca entre a fé cristã, simbolizada pela cruz e a filosofia do estoicismo imperial, também chamada de Stoá, pórtico em grego. 
 
Contudo, é mister ressaltar que foi a Roma – aristocratas, patrícios, plebeus, escravos, províncias - do séc. I que testemunhou nascimento e florescimento da „nova religião‟ que acabou ganhou força e vigor, reverberando por toda a civilização romana. Constantino I deulhes a liberdade de culto, mas foi Teodósio quem transformou o cristianismo em religião oficial do império. O estoicismo, escola filosófica iniciada por Zenon, filósofo que, assim como Jesus, também era de origem semita, se fazia presente em Roma naquela época, principalmente entre os aristocratas. Legítimo representante do „mundo‟ helenístico, objetivava, assim como o cristianismo, conduzir o homem à uma nova condição.
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Fonte:
Anais do XI Encontro Regional da Associação Nacional de História
”Patrimônio Histórico no Século XXI” Maio de 2008. ISSN: 978-85-61646-01-1
ANPUH/PR

Marcos Vinícius Fernandes Miranda e   Terezinha Oliveira

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