19/04/2021

Santos Hermógenes, mártires (séc. IV)

O martírio destes santos cristãos é colocado em Melitena, na Arménia, mas não existe a propósito nenhum pormenor. O que ficou mais conhecido foi Santo Expedito. Mas nem o nome, segundo observa um hagiógrafo, se pode apresentar com certeza. Pensa-se que um copista terá escritos “Expeditus” em vez de “Elpidius”.

Seja como for, no século XVII divulgou-se na Alemanha, uma lenda que dá a Santo Expedito a especificidade de ser expedito em causas urgentes.

É apresentado como um jovem militar romano de vida devassa, comandante da XII Legião Romana, em Melitena, na Arménia. Tocado pela mensagem cristã, o jovem legionário converteu-se e conjeturava mudar de vida quando lhe apareceu um corvo grasnando repetidamente cras, isto é, amanhã. Foi um momento de luta interior daquele rapaz, habituado ao rápido manejo das armas. Porém a graça de Deus triunfou da tentação: o jovem militar calcou aos pés o corvo tentador e respondeu-lhe: Hodie! Hoje.

Ao grasnido do corvo - cras, cras, isto é, amanhã, amanhã-, opõe o Santo Expedito o agora, agora da sua conversão. A sua conversão valeu-lhe a ira de Diocleciano, que o mandou flagelar e decapitar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vida monástica no cristianismo

A vida monástica no cristianismo surgiu como uma forma de busca por uma vida de maior consagração a Deus, com o objetivo de se afastar do mu...