de ensino superior no Brasil, bem como para o projeto de colonização português. Durante
muito tempo, essa empresa esteve à frente dos interesses políticos de Portugal no Novo
Mundo. Mais do que isso, ela foi o reflexo da educação lusitana no contexto das reformas
pelas quais a Europa passou no século XVI. Vale ressaltar que, à época das incursões
ultramarinas, o pensamento reformista encontrava-se aflorado no Velho Mundo, com
excessão de Portugal. Durante o desbravamento, o ensino foi um dos principais instrumentos
de dominação, cuja função foi delimitada pelo sistema disciplinar, fundamentado por uma
rígida estrutura pedagógica. Esse modelo de ensino visava lapidar o comportamento
considerado selvagem, tornando o homem apto para o convívio social. Leia o texto completo
Bruno Vivas de Sá
Psicólogo mestrando do Programa de Pós-Graduação em Estudos Interdisciplinares sobre a Universidade do Instituto de Humanidades, Artes e Ciências Prof. Milton Santos – UFBA. Participante do Núcleo de Estudos Interdisciplinares em Saúde, Violência e Subjetividade – SAVIS. Email: bvivassa@hotmail.com
Doutora em Saúde Coletiva pela UFBA. Coordenadora do Núcleo de Estudos Interdisciplinares em Saúde, Violência e Subjetividade – SAVIS. Docente Permanente do Mestrado Estudos Interdisciplinares sobre a
Universidade da UFBA. Email: therezacoelho@gmail.com
Fonte:
ufba
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