13/03/2013

Cardeais elegem novo papa, e chaminé solta fumaça branca


Fumaça branca sai da Capela Sistina: Igreja tem novo papa:

Os 115 cardeais de todo o mundo reunidos na Capela Sistina desde terça-feira chegaram a um consenso e elegeram um novo papa. A identidade do novo líder da Igreja Católica Romana deverá ser divulgada em minutos. O religioso, depois, fará uma saudação aos milhares de fieis que se reúnem na praça São Pedro, no Vaticano.
A expectativa neste momento é de quem deverá ser o novo pontífice. Dentre os favoritos, está o arcebispo de São Paulo, Dom Odilo Scherer. Além dele, estão na lista o italiano Angelo Scola, arcebispo de Milão, o canadense Marc Ouellet, arcebispo de Québec.
Conforme a tradição, o resultado foi anunciado por meio de fumaça branca que saiu da chaminé da Capela Sistina, por volta das 19h05 (15h05 em Brasília). Nas votações anteriores, quando os escrutínios terminaram sem consenso, a fumaça era de cor preta.

O pontífice escolhido, que ainda não foi anunciado, atingiu uma maioria de dois terços (no mínimo, 77 votos).
Esse conclave teve a mesma duração do anterior, de 2005, que tomou dois dias e três rodadas de votação para eleger Joseph Ratzinger como novo papa. Acreditava-se que, devido ao caráter inusitado deste conclave, a escolha do pontífice levaria mais tempo, o que acabou não se confirmando.






Fonte:

Folha de S. Paulo
Portal do IG

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vida monástica no cristianismo

A vida monástica no cristianismo surgiu como uma forma de busca por uma vida de maior consagração a Deus, com o objetivo de se afastar do mu...