23/02/2013

Via Dolorosa




Via Dolorosa é o caminho percorrido por Jesus desde o seu julgamento até a sua crucificação e morte. Esta via percorre as ruas da Cidade Velha e tem nove "estações de parada" ao ar livre e cinco dentro da Igreja do Santo Sepulcro, que é tradicionalmente reconhecido pelas religiões cristãs como o local da morte, enterro e ressurreição de Jesus. A melhor maneira de conhecer a Via Dolorosa é, vindo do seu hotel, entrar na Cidade Velha de Jerusalém pela Porta dos Leões. Segundo a tradição cristã, este foi o caminho seguido por Jesus carregando a cruz ao sair do julgamento. As catorze "estações", bem demarcadas por placas colocadas pelo Ministério do Turismo de Israel, indicam locais onde ocorreram incidentes com Jesus. Visitando a Via Dolorosa em Jerusalém, você poderá meditar ou orar nos locais onde Jesus foi julgado (primeira estação); o Capela da Flagelação, onde ele recebeu a cruz; e assim por diante, até a décima segunda estação, já dentro da Igreja do Santo Sepulcro, onde ele morreu; e a décima quarta estação, onde, segundo a tradição cristã, ele foi enterrado.


Primeira Estação - Jesus é Condenado à Morte

                                   
"Depois, levaram Jesus da casa de Caifás para o pretório. Era cedo de manhã. Eles não entraram no pretório para não se contaminarem, mas poderem comer a Páscoa.(João 18:28)”
"Estava definitivamente concretizado o mais absurdo e abominável processo de julgamento que se tem notícia, jamais igualado em sordidez, em torpeza e na vergonhosa baixeza de seus critérios, envolvendo testemunhas preparadas, com acusações falsas que conduziu à decisão condenatória." ASC.


Este local fica lotado quando os franciscanos promovem
a Procissão da Via Dolorosa na Sexta-Feir Santa.
 Daqui dá para se ter uma visão do Templo do Monte.

Segunda Estação - Jesus Carrega Sua Cruz

“Então, por isso, Pilatos tomou a Jesus e mandou açoitá-lo." (João 19:1) Ouvindo Pilatos estas palavras, trouxe Jesus para fora e sentou-se no tribunal, no lugar chamado Pavimento (Lithostratos), no hebraico Gabatá." (João 19:13) e "Então, Pilatos o entregou para ser crucificado." (João 19:16)
"A Cruz é um antigo instrumento bárbaro de suplício, usado por vários povos para executar os condenados à morte. JESUS recebeu a sua Cruz, um grosso e pesado madeiro que apoiou em seu ombro."ASC
 

Duas capelas, a Igreja da Flagelação e da Igreja da Condenação situadas em ambos os lados de um lindo pátio, representam a 2ª Estação da Via dolorosa. À direita está a Capela da Fagelação, restaurada pela Barluzzi, entre 1927-29. Perto está a Capela da Condenação e Imposição da Cruz, parte de cujo solo é o Lithostratos (pavimento Roman) que se estende para o Convento das Irmãs de Sião. O mosteiro é o local do "Studium Biblicum Franciscanum" e tem um pequeno museu arqueológico que contem uma coleção de objetos recuperados de Santuários de cristãos na Palestina. Neste local encontram-se soldados judeus bem armados "guardando" a saída do túnel arqueológico de Jerusalém.

Terceira Estação -Jesus Cai Sobre a Cruz Pela Primeira Vez

"porque se afastou de mim o consolador que devia restaurar a minha alma" (Lamentações 1:16)
"Numa ladeira com degraus de pedra, ELE cai pela primeira vez, batendo com o joelho esquerdo forte contra o piso rústico, esfolando-o por causa do peso da Cruz. Os soldados que O escoltava, severos e cruéis, com os chicotes forçaram-no a levantar-se e continuar a caminhada." ASC 


Caminhando entre a segunda e a terceira estação a oeste de entrada para o Lithostratos está o Arco Ecce Homo, onde Pilatos identificou Jesus a multidão dizendo "Ecco Homo" ( "Eis o homem" João 19:5). O arco é parte de um portão datado de tempo do imperador Adriano, e foi dado o seu atual nome no 16 º século. Este é um dos mais conhecidos ligares de Jerusalém, não por seu interesse arqueológico, mas pelo papel tradicionalmente atribuído a ela na história da Paixão de Cristo.

Quarta Estação - Jesus Encontra Sua Mãe.

"a todos vós que passais pelo caminho. Atendei, e vede, se há dor como a minha dor?" (Lamentações 1:12).
"A multidão se espremia entre as paredes das casas, das estreitas ruas, pois queriam avidamente presenciar os lances que aconteciam. ELE cansado, fez uma pausa. Seu Corpo estava coberto de chagas que sangravam. Da cabeça, furada pelos espinhos da ignóbil coroa desciam veios de sangue pelo rosto, cobrindo os olhos e turvando a visão. Ao erguer a face, depara com o olhar triste e amargurado de Maria, Sua MÃE, impressionada com a intensidade da maldade do mundo. Ao presenciar todo aquele sofrimento, aquela terrível e brutal tortura que seu querido Filho enfrentava, sentiu uma pungente dor transpassar o seu coração."ASC

O local da capela, coincide com o da antiga capela conhecida como "Capela do Desmaios" mencionada por antigos peregrinos. O evento do encontro de Jesus com sua mãe não é narrado nos evangelhos, mas sai da tradição piedosa. O Oratório é marcado por uma escultura também do artista polonês Thaddeus Zielinsky, acima do pórtico. Este local também pertence ao Patriarcado Católico Armênio.

Quinta Estação - Simão, o Cirineu, é Forçado a Carregar a Cruz

"E constrangeram um certo Simão, cirineu, pai de Alexandre e de Rufo, que por ali passava, vindo do campo, a que levasse a cruz ." (Marcos 15:21)
"ELE estava debilitado pela noite mal dormida e sem alimentação, além dos maus tratos e flagelos que recebeu no pretório. Parecia que dificilmente chegaria ao local da crucificação no Gólgota, que significa lugar da Caveira ou Calvário. Em sentido contrário vinha Simão, o Cirineu, que voltava do campo para a sua casa. Obrigaram-no a carregar a Cruz de JESUS."ASC


Uma velha pedra, localizada no lado direito, tem uma cavidade que se diz ser a impressão da mão de Jesus
Esta estação está situada no cruzamento da Via dolorosa Rodovia El-WAD. Uma pequena igreja franciscana está localizada nesta estação, dedicada a Simão o Cirineu, que ajudou Jesus a carregar a cruz. Este fato é baseado em Lucas 23, 26: "E, como o conduzissem, constrangendo um cireneu, chamado Simão, que vinha do campo, puseram-lhe a cruz sobre os ombros, para que a levasse após Jesus."
Sexta Estação - Verônica Exuga a Face de Jesus.
"E seguia-o grande multidão de povo e de mulheres, as quais batiam nos peitos, e o lamentavam. Lucas 23:27 ". "A esta altura do percurso, por terem ultrapassado o portão do muro que fechava a cidade, grande parte do povo que já conhecia aquelas cenas, perderam o interesse e debandaram. Uma mulher aproximou-se e enxugou o rosto ensangüentado do SENHOR."


















Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vida monástica no cristianismo

A vida monástica no cristianismo surgiu como uma forma de busca por uma vida de maior consagração a Deus, com o objetivo de se afastar do mu...